Google Tradutor

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

"Lavanda, a flor dos sonhos" parte VI, receitas...


             O que fazer com as sua Lavandas?

                          Olá à todos, boa tarde! Hoje falaremos neste 6° e último capítulo da série "Lavanda, a flor dos sonhos" sobre diversos trabalhos que podemos realizar apartir da Lavanda.
                          Primeiramente vou comentar sobre os travesseirinhos de ervas. Para fazê-lo vão precisar de 2 pedaços de pano (aconselhamos ser estampados, de acordo com a sua preferência) com dimensões de 12 cm de largura por 12 cm de comprimento, cada um. Vão precisar também de fio, agulha e 100 gramas de Lavanda já triturada (com os dedos).
                          Modo de feitio:
                          Pegue os dois panos e una-os o mais perfeito possível para evitar rebarbas, posteriormente pegue a linha da cor que preferir e costure 3 das 4 bordas, formando um U, mas atenção no final desse processo não corte a linha deixe-a assim pois vai precisar depois para fechar o travesseirinho. Então, encha-o com as 100 gramas de Lavanda e costure a borda que faltava, se for de sua vontade borde, aplique, enfim... O seu travesseirinho está pronto, pode agora ser usado para aromatizar ambientes, evitar mofo e traças e acalmar crianças inquietas!
                        
                         
                         *Chá de Lavanda;
                         *Lavanda seca ou natural, água à gosto.
                         Modo de preparo:
                         Encha uma panela com água, lembrando que uma xícara de chá tem entre 100 à 200 ml, e deixe esquentar mas não deixe ferver, posteriormente tire a panela do fogo e adicione 7 gramas de Lavanda ou 1/4 de punhado para cada xícara, e deixe em infusão por 5 minutos.
                         
                        
                        
                        *Óleo essencial de Lavanda;
                        Modo de feitio:
                        Para se fazer o óleo há duas maneiras, por destilação e submersão.
                        *Por destilação: é necessário contruir ou adquirir um destilador. Vou agora recitar algumas dicas:
                        *Para esse destilador voce pode usar um bule de fazer chá ou café, um tubo de cobre que pode ser comprado em loja de materiais de contrução, uma serpentina, uma lata ou recepepiente metálico e uma torneira de plástico e um pedaço de grelha.
                        *Primeiramente pegue o bule e com a ajuda de um profissional solde ou pregue o pedaço de grelha bem no meio do bule, de modo a dividi-lo em um compartimento superior e outro inferior. Posteriormente pegue o tubo de cobre e conecte-o na saída de vapor do bule, pode soldar e ou colocar massa, então una a outra extremidade à serpentina, depois faça dois furos na lata um na tampa e outro no fundo, para então colocar a serpentina lá dentro e na ponta da serpentina que sai da lata coloque a torneira, não esqueça de vedar bem os orifícios, para não ocorrer vazamentos. Está pronto seu destilador.
                        *Agora basta colocar água no bule de modo a não atingir a grelha e posteriormente encha o compartimento superior do bule com a planta que deseja destilar (no caso a lavanda), e a lata encha com água fria e um pouco de gelo, e o bule coloque no fogo. O que vai acontecer? A água do bule vai evaporar e passar pelas plantas, e com isso vai arrancar os óleos aromáticos, aí o vapor vai seguir pelo tubo de cobre e chegar à serpentina onde com a temperatura baixa vai condensar, e essa mistura vai sair pela torneira, onde vai ser coletada por um recepiente, o  impotante é deixar a mistura decantar para a água ficar em baixo e o óleo utilizável vai ficar em cima, então é só retirar e usar esse óleo.
                   
Bule.
                     Esquema de um destilador parecido, a única diferença é que não há o bule, mas para tornar mais fácil para vocês trocamos a caldeira por um bule que é facilmente encontrado.
                       
                               *Por submersão:  este é um processo mais simples, pelo fato de não exigir tanto aparato tecnológico.
                               *Você vai precisar de 300ml de azeite de oliva, canola, cártamo ou amêndoas ( de oliva é indicado para fins culinários, o de canola e cártamo fins gerais e o de amêndoas para fins cosméticos), um frasco de vidro escuro, um frasco de boca larga igual áqueles de geléia com capacidade de 600ml, tigela, e lavanda a seu gosto (esta quantidade veremos em breve).
                               *Pegue o frasco de 600ml e despeje as 300ml de azeite de sua preferência, e coloque oito colheres de sopa de flores de lavanda, feche o frasco e leve a um local ensolarado como uma varanda por exemplo, deixe por 48 horas e mexa a cada 12 horas. Depois desse período coloque a peneira sobre a tigela e despeje o conteúdo do frasco, e torça o que foi coado para aproveitar ao máximo e coloque novamente o óleo no frasco e adicione mais oito colheres de flores de lavanda e repita o mesmo processo, isso você pode fazer até atingir o aroma desejado.
                               Se por acaso o tempo estiver frio, coloque o frasco numa panela e aqueça por dez minutos, atenção, apenas aqueça! Faça isso apenas uma vez por dia. Dpois de todo o processo estiver sido concluído despeje o conteúdo no frasco de vidro escuro. Atenção, esse produto tem validade de 6 à 12 meses!
                          
                                


                       Frasco de geléia.

                       Frasco de vidro escuro.
                          

                         Até o próximo post! Foi muito bom podermos discutir e aprender tanto com essa série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário