Google Tradutor

domingo, 23 de setembro de 2012

"Lavanda, a flor dos sonhos" parte V, secagem...


                       Secagem da Lavanda...

                              Olá à todos, bom dia! Hoje iremos tratar neste 5° capítulo da série "Lavanda, a flor dos sonhos", sobre a secagem, a qual é um processo essencial para se conservar o aroma e demais propriedades.
                              Bem no capítulo anterior conversamos sobre a colheita, então, depois de seguir todos aqueles passos, deve se fazer maços de 5 a 15 ramos com a espiga, posteriormente amarre-os para deixar tudo bem firme! Para então pendurar de cabeça para baixo o maço, ou seja, as espigas devem estar viradas para baixo, no sentido oposto ao que estavam no arbusto. Pode-se fazer isto num varal, cabideiro... enfim. Desde que seja montada essa estrutura num lugar mais ou menos quente, arejado e que não receba os raios solares diretamente, pois eles destrõem muitos dos óleos voláteis da planta, outra característica importante é que não haja alto tráfico de pessoas e animais, e nem um lugar com um aroma predominante, um belo exemplo de cômodo para fazer isso é a garagem ou na parte superior da varanda onde não bata sol.
                            

                             Essa imagem acima é um ótimo exemplo! Depois de seca pode-se realizar diversos usos como, perfumar a casa com maços desses em jarros, evitar traças e o mofo colocando ramos dentro de livros e guarda-roupas, ou até mesmo fazendo pot-pourri para presentear, enfim. É uma planta exepsional, pois nos permite fazer muitas coisas com ela!Veja alguns exemplos ilustrados:

                             Travesseirinho de Lavanda.

                              Lavanda dentro de livros, para evitar traças e mofo.

                             Chá de Lavanda, ótimo para acalmar e tratar doenças do sistema digestório.

                             Vasos com Lavanda, ótimos para decorar e perfumar a casa.

                              Óleo essencial de Lavanda.

                             No próximo e último artigo da série "Lavanda, a flor dos sonhos", veremos fazer divesas coisas como Lavanda. Até mais. MT.

                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário