Google Tradutor

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

"Lavanda, a flor dos sonhos" parte III, poda...

                         Poda da Lavanda...

                             Olá à todos, boa tarde! Agora iremos navegar mais uma vez no maravilhoso mundo das Lavandas, no 3° cápítulo da série "Lavanda, a flor dos sonhos", o qual trata de um procedimento essencial para gerar bons resultados.
                             Primeiramente devemos observar, quando uma planta como a Lavanda cresce sem  a poda ideal ela desenvolve muito mais as folhas porque isto lhe trás benefícios como maior produção de energia pelo fato de a energia solar ser melhor aproveitada, em muitas espécies como a erva-mate isto se torna um estímulo para a produção de mais ramos e folhas, o que para o produtor é ótimo, mas em algmas flores como a Lavanda ocorre a maior produção de ramos que futuramente produzirão espigas, isto é um efeito visível do 2° ano a adiante de floração. Mesmo com menos folhas a Lavanda nesse estado de poda se prolifera mais facilmente, pelo resultado de haver mais flores e portanto mais pólen. Portanto quem utiliza dessa técnica? Produtores de Lavanda para perfume, produtos diretamente ligados à flor e os indiretos como o mel, no qual se usa uma plantação de Lavanda para forçar as abelhas à consumirem as flores em questão, e demais pessoas que dependam da grande produção desse gênero. Já pessoas que usam como pasisagismo, então não é mais de grande importancia a poda a menos que você queira impressionar!
                            Finalmente vamos às dicas:

                            Logo após a colheita, isto é colha a lavanda e já aproveite para podá-la! A poda deve ser feita com uma tesoura bem afiada fazendo um corte no caule principal de 2 a 4 cm acima do término da madeira de lei da lavanda, ou seja a base amarronzada, com este corte todos os ramos que estarão anexados acima dessa linha serão retirados juntos, isto evita a infecção da planta por parte de muitos cortes, depois desse procedimento vai perceber que o arbusto ficou chato na parte de cima e em forma de monte. Mas por que se deve cortar nessa medida acima da madeira de lei? Pelo fato, de que abaixo de 2 cm acima dessa parte você pode perder o arbusto e acima de 4 cm o efeito da poda não fica mais da mesma maneira, o efeito é a alta produção de espigas por arbusto! Um ano após a primeira poda que foi feita seguida da primeira floração voce vai perceber um aumento imenso da quantidade de espigas, as quais chegam entre 15 e 25 espigas no primeiro ano após a primeira poda!

  Nessa imagem é possível identificar a madeira de lei, que é essa base de coloração marrom, a qual está em contato direto com a terra.

                              Agora passarei um vídeo sobre esse processo, na caixa de vídeos no canto superior esquerdo você encontrará mais sobre Lavandas. Porém os vídeos estão em inglês mas é só clicar em tradução simultânea e o vídeo será legendado no português.
                             http://www.youtube.com/watch?v=7tzSHlHe9z4

                             Até mais, espero que tenham gostado, MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário