Google Tradutor

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

"Lavanda, a flor dos sonhos" parte II, cultivo...

                 

                                   Cultivo da Lavanda...

                     Olá à todos, boa tarde! Hoje vou lhes falar sobre o cultivo da Lavanda, esse post é a continuação do anterior e um dos episódios da série "Lavanda, a flor dos sonhos". Agora irei dividir as postagens em séries as quais são para facilitar a organização e procura.
                     O pensamento da maioria das pessoas é que as lavandas são caras e de difícil cultivo e adaptação aos tipos climáticos do Brasil. Mas isso é mito, claro que a espécie não está adaptado ao calor nordestino por exemplo, mas são espécies generosas com principiantes, pois não exigem muita água, adubo, enfim cuidados especiais. Porém deve-se fazer as seguintes perguntas à si mesmo:
                     *Quero apenas completar o meu jardim de forma a completar o paisagismo de sua casa ou apartamento?
                     *Pretendo aproveitá-la como uso culinário ou qualquer outro tipo doméstico ou comercial?
                     *Quanto tempo e recursos tenho a disposição?
                     *A região onde moro é propícia à esse cultivo?
                     *Por final, pretendo ter um arbusto frondoso e imponente ou apenas algo para estar ali por estar?
                     Realmente são muito importantes esses questionamentos, pois precisamos traçar nossos objetivos e necessidades para ter uma planta que se adapte conforme o que desejamos e não ao contrário.
                    
                     Então vamos às dicas de cultivo:

                     Primeiramente deve-se achar um fornecedor de qualidade, é recomendável encontrar um fornecedor de bons produtos, além de que é melhor começar o cultivo apartir de mudas e não de sementes, mas o que difere um processo do outro é o tempo, portanto não encontrando alguém qu elhe ofereça algo bom então procure por sementes, vou lhes passar um site que vende ótimas sementes: http://www.isla.com.br/cgi-bin/detalhe.cgi?id=485&grupo_secao=4&div=menu_isla_4_8 , é só clicar no link acima que estará na página do site, bem como na área da Lavanda, e ainda recomendo esse por vender uma espécie que traz os melhores resultados possíveis, que é a Lavandula Angustifolia. Depois de conseguir as sementes ou mudas siga ás recomendações, por exemplo no caso de sementes, use uma sementeira até a plantinha chegar á 7 cm de altura, depois mude para um vaso e quando o arbusto ter 15 cm de altura ( atenção esse valor corresponde da terra até os últimos ramos de FOLHAS e não até o ramalhete da espiga de flor!)

Nessa imagem é possível identificar onde começa o ramalhete que leva a espiga da flor e os últimos ramos onde se deve chegar a altura de 20 cm entre a terra e a ponta destes.

     
                       Porém devemos lembrar de algumas condições nas quais o solo de estar antes do plantio, o correto é 5 dias antes do transpante do vaso para a terra, faça aberturas com uma enxada ou pá para abrir, e efetuar um processo de arar, onde ocorre a oxigenação do solo, depois de revirado, adicione matéria orgânica e vire mais uma vez a terra para deixar a matéria coberta por esta, depois procure afofar bastante o solo, e molhe continuamente durante esses 5 dias, terminado esse período finalmente plante a espécie e atenção não compacte a terra como é o costume de alguns leigos. No início pode ser que as folhas murchem mas isso é um processo natural. A floração vai acontecer entre o início da primavera e o início do verão, para permitir que a lavanda se desenvolva corretamente se deve seguir alguns cuidados, como:
                      *Não molhe demais, todas as espécies dessa flor não suportam alta umidade, por isso molhe a cada 2 dias em condições climáticas favoráveis, e uma vez por dia se estiver em período seco onde a evaporação e a transpiração aumentam a perda de água no solo e na planta.
                     *Adube com certa regularidade pode ser a cada 2 semanas, mas sempre use matéria orgânica e nunca adubos e defensivos químicos, pois o ataque por insetos é raríssimo.
                     *Atenção a poda, deve ser feita logo em seguida da colheita das espigas de flor, para aumentar a produção de espigas pelo arbusto e deixar a planta no formato ideal, a de monte. Por isso sempre pode os ramos e ramalhetes acima de 2 à 4 cm do término da madeira de lei, localizada na base da  planta. Na próxima postagem iremos tratar especificamente sobre isso.
Mt.
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário