Google Tradutor

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

"Chá, uma bebida surpreendente" parte II, Infusões populares...


                         Infusões populares...

                              Olá à todos, boa noite! Agora iremos tratar das infusões mais conhecidas e usadas, vamos comentar desde o plantio até o preparo do chá, boa sorte, espero que consiga responder suas dúvidas!

                              Hortelã:

                              É uma planta muito confundida com a menta e vice-versa, porém as duas fazem parte do mesmo gênero. O Hortelã é uma planta de fácil cultivo suporta tanto o frio como o calor sua propagação é muito eficaz por estaquia. Cresce rapidamente forma até emaranhados popularmente chamados de "touceiras", ating de 30 à 100cm de altura.
                              O Hortelã é muito utilizado e difundido pelo fato de haver principlamente em suas folhas grandes quantidades de óleos essenciais, os quais são facilmente retirados por meio de infusão.
                              As propriedades incluem acalmar, abrir as vias respiratórias e auxiliar na liberação da secreção, além de ajudar com certos problemas do sistema digestório
                              Pode se retirar o óleo por arrasto a vapor e a infusão, a tonalidade do chá é um verde médio não muito escuro e nem muito claro deve ser bem aromático, a recomendação é de 10 à 12 folhas médias por xícara.
                             Há várias espécies muito conhecidas e usadas, veja algumas.
                            
                               Mentha Piperita, conhecida como hortelã verdadeiro, possuem aroma e sabor mais forte, portanto se usa menos folhas, são mais escuras e tem um crescimento mais lento, necessita de muito sol.
        
                              Hortelã Verde, a espécie mais comum e conhecida, de aroma relevante e característico, de fácil cultivo e dispersão, por ser mais fraco necessita de 10 à 12 folhas para cada xícara da chá.
                              

                             Hortelã pimenta, bem difundido mas não tanto como o verde, é usado principalmente na culinária.

                            Para adquirir sementes dessas espécies recomendo esse site: http://www.isla.com.br/cgi-bin/detalhe.cgi?id=484&grupo_secao=4&div=menu_isla_4_8, realmente esse site é muito bom e completo, tem ótimos produtos.

                             Alfavaca cheiro-de-anís
                             Planta muito aromática e conhecida é simplesmente maravilhosa, é um cruzamento, possue características de ambos os ancestrais como a estrutura, forticidade e diferentes propriedades da alfavaca comum como o aroma inconfundível de anís.
                             É uma planta que suporta bem o frio e o calor, a dispercão é eficaz por meio de estaquia, no início ela murcha e depende de muita água mas depois de aproximadamente 2 semanas ela se torna verde e viva e sobrevive pr si própria sem a necessidade de muitos cuidados nossos.
                             A planta se recupera muito bem depois de um poda, produz um arbusto que pode chegar à 1,5 metro, e na primavera surgem flores parecidas com a Lavanda, as quais possuem um aroma exepcional! O chá não necessita de muitas folhas para o seu preparo pois são grandes e muito aromáticas, as flores também são usadas, porém as duas partes devem ser colhidas uma antes do surgimento da outra. O arrasto por vapor leva a um ótimo óleo essencial. Sou supeito em falar, mas é o carro-chefe da "Little Shire" pois é oferece um ótimo chá!
       
                            
                     
                            A Alfavaca cheiro-de-anís, detalhe para as folhas e flores, lembrando que as cores e tonaildade podem mudar de acordo com clima e solo, por exemplo no cultivo da "Little Shire"as folhas ficam mais escuras e as flores ficam mais aroseadas e em maior quantidade, isso por consequência do nosso clima.

                         
                           Até mais! Continue acompanhando a série "Chá, uma bebida surpreendente" pois vou comentar mais infusões conhecidas. Mt.


Nenhum comentário:

Postar um comentário