Google Tradutor

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

"Chá, uma bebida surpreendente" parte III, propriedades medicinais

                       Propriedades Medicinais
                                          de
                             Diversas Plantas  

                              Olá à todos, boa noite! Agora iremos tratar de outras infusões muito populares que são creditadas por nos trazerem benefícios à saúde.
                              Primeiramente quero tratar de uma espécie muito conhecida pelo seu uso digestivo, o boldo.
                              Boldo
                              O Boldo como anteriormente mencionado é ótimo para os problemas ligados ao sistema digestório, porém algumas espécies podem ter contra indicações fortes como o boldo-da-terra, por isso sempre recomendo o boldo-do-chile, que é uma árvore, mas que tem muito mais propriedades medicinais com bem menos contra-indicações.
                              Essas duas espécies apresentam crescimento rápido, e são bem adaptados aos diferentes climas brasileiros, para identificá-los basta observar algumas características, o boldo-da-terra raramente excede 1,5 metro e têm folhas aveludadas e de um verde claro, sua flor é uma espiga comprida e de um aroma fétido, já o boldo-do-chile cresce até 12 à 15 metros, possue folhas verde bem escuro, e lisas sem pêlos, parecida com as folhas do cafezeiro.
                              As propriedades medicinais incluem o tratamento, prevenção e alívio rápido de moléstias aliadas ao sistema digestóio, como aquelas do fígado, estômago e intestino. Pode ser usado antes e depois das refeições em forma de infusão para controlar e evitar a azia e o inchaço como a dor-de-barriga.
                          Boldo-do-ChileDesenho técnico que demontra detalhes de folhas, frutos, flores e ramos do boldo-do-chile.

                          Boldo-da-terra, detalhe da flor e das folhas.
                         
                          Carqueja
                          É uma planta surpreendente, tem um sabor amargo, mas é ótima para as moléstias do sistema digestório, algumas pessoas afirmam que auxilia no emagrecimento! É um espécie que parece uma vara verde, mas tem a aparência de 3 folhas unidas, e segmentada no sentido vertical, cresce em montes delas, principalmente em pastos de regiões onde gea ou é frio, possue crescimento rápido e fácil plantio por divisão do monte onde está inserida. Atingem até 1,5 metro. Essa espécie ainda possue também propriedades antireumáticas, antibióticas, antiinflamatórias, e auxilia na prevenção e combate a gripe.

                          Imagem mostrando como é um monte de carqueja, e seu segmentos e ramificações.

                         Carqueja2.jpgDetalhe dos segmentos da planta.

                                    Até mais! Acompanhem o blog pois vem mais por aí, espero ter tirado suas dúvidas. Caso ficou alguma escreva um comentário logo abaixo ou use o chat lá no fim da página do blog. Mt.

                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário