Google Tradutor

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O chá das 5


                  O Chá das 5 horas...

Olá à todos! Primeiramente hoje vou começar este artigo com uma certa contextualização, para que todos entendam perfeitamente esse hábito tão difundido nos países Britânicos, além de outros países, enfim.

O chá, segundo a lenda teve sua origem quando um imperador chinês estava sentado em baixo de uma árvore para descansar, comer além de beber. Pelo fato de a água quente ser mais aproveitada pelo organismo, este imperador estava a bebendo desta forma para evitar a desidratação, e acontece que por "acaso" algumas folhas caem dessa árvore e se depositam na xícara com água quente, pronto o chá estava pronto, e para a nossa sorte o imperador adorou!

Essa é uma lenda, portanto não é inteiramente verdade, mas depois de mais conversa aqui nesse espaço veremos que o chá é repleto de histórias, lendas e contos... Isso é muito bom pois nos dá uma nova dimensão, proporciona certa ênfase à bebida.

Então depois de muitos séculos, mercadores portugueses fizeram comércio com chineses e indianos, e acabaram conhecendo os derivados da Cammelia Sinensis que era muito popular por lá. Com isso o hábito de tomar chá chegou a Corte Portuguesa e por fim por outros comerciantes introduziram esse hábito na Corte Inglesa e seus agregados, mas há outras histórias, e uma em especial é muito bom conhecer, A do Conde de Grey e suas aventuras. Certa vez O Conde salvou o filho de um marajá indiano de um tigre! E por recompensa ganhou uma caixa de chá (Cammelia Sinensis) e este apreciando muito a bebida introduziu-a no Reino Unido e convidando a fabricante de chás Twinings para produzir este chá. Mas por que chá das 5 ?

Conde de Grey

Porque a Corte Inglesa e a Burguesia tinha o costume de jantar as 9 horas da noite, portanto entre as 12 horas (que era a hora do almoço) e as 9 horas havia um grande intervalo de tempo, por isso as 5 horas ou 17 horas é aproximadamente o meio desse período, portanto era usado essa hora para o consumo do chá, ressaltando que não se consumia apenas chá mais também sanduíches, canapés entre outros doces e salgados. Posteriormente esse "lanchinho da tarde" se tornou muito popular e um espaço para socialização e conversa principalmente entre mulheres da classe alta, tanto que foram abertos vários estabelecimentos referentes a esse costume em Londres, e que ainda são usados, por isso dizemos que é um hábito que não morreu e dificilmente será esquecido!

Outro acompanhante indicado para se consumir junto do chá e que se tornou muito popular, principalmente nos Estados Unidos, é o cookies, bolachas muito simples de fazer e deliciosíssimas!  

 
                            

2 comentários:

  1. Realmente este post é muito bom mesmo, bem explicativo! Espero mais posts quero muito aprender mais e agora que achei esse blog! Estava procurando por muito tempo e agora achei, informaçoes bem coesas e enfim, até mais continuem assim! Regina

    ResponderExcluir
  2. Adoro chá e gostei muito de saber mais sobre sua história e origem!!!!

    ResponderExcluir