Google Tradutor

domingo, 16 de setembro de 2012

Conheça Mais!!!

                   Conheça Mais...
                         Olá à todos, vim à cá novamente ! Desta vez pretendo inserir mais informações e fazer valer a visita do nosso caro leitor!
                         Chás e infusões são muito aromáticos e apresentam várias propriedades, enfim. Mas apresentam uma grande diferença, chás são todos aqueles preparados e derivados da espécie Cammelia Sinensis, e infusões, são ervas mergulhadas em água quente, aquelas ervas como erva doce, mate ...
                         O chá deve ser apreciado como um enólogo aprecia o vinho, deve se absorver os aromas, os sabores, enfim tudo aquilo que aquele preparado te diz. A infusão tanto como o chá são uniões de substâncias complexamente e maravilhosamente unidas pela Natureza, e apenas extraídas pelo homem de cada delicado ou não envólucro, que foi igualmente criado. Quando aprecio uma infusão, penso nas intempéries que passou, na maneira que cada molécula foi agrupada para nos dar uma sensação incrível, e isto tudo de graça! Muitos vão me achar muito poético ou demasiadamente preocupado com frivolidades. Como disse Albert Einstein, "Tudo depende do ponto de vista!".
                          Bom vamos à alguns aspectos mais técnicos que tenho certeza que muitos aqui estão procurando, eu sei como é isso pois quando estava juntando informações sobre cultivo, torrefação... Ninguém te oferece algo concreto ou que possa se basear totalmente, a saída é procurar em sites estrangeiros! Mas vou dar o que sei!
                          O cultivo é a primeira coisa a se pensar pois é a base da pirâmide. Cada erva tem as suas necessiades, por exemplo a Lavanda para crescer bem deve ter sol ao menos 8 horas por dia, e um solo bem drenado, mas para a nossa sorte, muitas plantas como a Lavanda são generosas com principiantes, mas cuidados nunca são demais!
                          Quando for escolher a área para o cultivo leve as seguintes considerações:
      *O Sol deve bate a maior parte do dia? Deve ser no mínimo 9 horas ao dia.  
      *Qual é a disponibilidade de água ? por exemplo no terreno da Little Shire passa um riacho bem ao centro, então abrimos pequenos canais que são abertos determinados períodos do dia, como durante a manhã e durante o fim da tarde, lembrando que essa irrigação não pode encharcar, pois isso saliniza o solo, deixando o infértil, e acabando afogando a planta, portanto na Little Shire a irrigação é de apenas 15 minutos para cada canal, que chamamos de arteríola, lembrando que cada um desses tem aproximadamente 5cm de largura.
      *Qual é a disposição de adubo ? Aqui usamos apenas matéria orgânica que a própria Natureza nos oferece, portanto usamos diversos tipos de esterco, temos um decompositor que decompõem restos de colheitas, podas e cortes de grama, não usamos nenhum tipo de químico, nem agrotóxicos, defensores, e fertilizantes químicos, pois isso agride a própria produção e o ecossistema local, já que o riacho ao centro é também compartilhado com peixes e sapos, como usamos estes tipos de matéria orgânica a flora aquática foi beneficiada o que contribuiu para a vinda de mais peixes!
      * Cada planta tem um topo de clima, não force plantas de frio ao calor e nem planatas de calor ao frio.
      *Defesa, nada é melhor do que fortalecimento das plantas com matéria orgânica, além do controle biológico. Como ? Nas bordas da plantação e em alguns pontos estratégicos usamos a Lavandula Dentata, que é uma espécie de Lavanda, que possui um aroma mais canforado, portanto insetos ruins como formigas, aranhas... não se aproximam e insetos bons como abelhas... se aproximam, outro recurso é a variedade de cultivo, isto ajuda bastante.
                         
                     Agora a maior parte das questões de cultivo estão resolvidas, mas se eu quero conservar a minha colheita por mais tempo?

                    A Desidratação é a resposta! A qual é o ato de se retirar a água de dentro dos tecidos e células da planta. Como fazer isso?

                    Há vários modos cada um a sua necessidade, por exemplo:

                    * Secagem natural ao sabor do vento, quando se há tempo para o processo, condições climáticas e quando se quer para cozinhar ou perfumar.
                    *Secagem a partir de brasas, é um processo muito parecido com o primeiro, este é usado quando a temperatura ambiente não está favorável ( abaixo de 21°C) , o objetivo é manter com as brasas a temperatura entre 21°C e 33°C para se manter esses valores se recorre ao uso de termômetros.
                    *Secagem com o uso de microondas e forn elétrico, é a menos aconselhada, pois retira óleos voláteis importantes, só se é recomendado quando se tem muita pressa, e a temperatura não pode ser superior a 100°C.

                    Como fazer estes processos:

                    *Secagem Natural ao sabor do vento, quando se lê isto já se pensa num lugar com corrente de ar contínua, mas não. Este processo inclui, colher as ervas no momento em que orvalho seca ( apartir das 10 horas da manhã), lavá-las com delicadeza, no caso com água corrente e um pano macio, nunca usando produtos químicos como detergentes e sabão ( este processo deve ser repetido em todos os processos descritos), então se faz ramalhetes com 5 à 15 ramos, os amarra e por fim os pendura de cabeça para baixo, esta quantidade limitada de ramos é para permitir a boa ventilação entre os ramos, pode-se recorrer a sacos de pão sempre furados para permitir a ventilação e o afastamento das ervas com poeira e insetos. Depois é só observar, quando as folhas, caules e flores estiverem quebradiças está na hora de guardar em recepiente sbem fechados.
                    *Secagem por brasas, a esta técnica se recorre a certa estrutura como um forno adequado, bom então vamos ao passo a passo para a construção do mesmo, precisa-se de mais ou menos 60 à 70 tijolos maciços, e argila que pode-se coletar na própria olaria que se pegou os tijolos, e um pouco de cimento, mas bem pouco. então alinhe e nivele o lugar onde vai construir o forno, depois faça o fundamento com tijolos e entre os tijolos use a argila em vez do cimento, esse retângulo deve ter entre 50cm de largura e 1,30 de comprimento, pode ser menor de acordo com suas necessidades, depois de fazer o fundamento, entre esse cubra o chão com uns tijolos somente jogados sem a necessidade de barro, depois erga as parede até mais ou menos 50 cm de altura e faça o teto e por último deixe na parte de trás uma abertura para o começo da cháminé, ela deve ter 70 cm de altura e ser paralela ao vento dominante da região! depois passe uma leve camada de cimento sobre o barro que está entre os tijolos, somente para este não ser lavado em contato com a chuva. Depois que tudo tiver seco faça o fogo lembre de usar pouca lenha, pois a argila mantém o calor, depois que a lenha tiver virado brasa, coloque formas de tortas com as ervas sobre as brasas e feche o forno, e vá observando o estado das ervas, quando estiverem quebradiças é a hora de retirar, atenção o forno à lenha não destróe óleos voláteis, mas o chá fique mais concentrado portanto cuide na hora de preparar a infusão!
                   *Secagem no microondas e forno elétrico, pegue as ervas e as cubra com papel manteiga e coloque no microondas e vá observando a resistência das plantas, quando tiverem quebradiças as retire, no forno elétrico não é necessário cobrir, mas a temperatura não pode exceder 100°C, as retire quando estiverem quebradiças. Atenção esse processo deixa o chá com menos sabor e amora.
                  
                   Ufa! Acabou, agora já sabe bastante sobre chás e infusões, qualquer dúvida use o chat no fim da página do blog!
MT 16/09/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário